💊 ChatGPT vai parar nas faculdade!

Olá, exploradores da IA

Descobrimos que a IA está invadindo faculdades, descobrindo drogas, imprimindo órgãos e basicamente tomando conta do mundo. Em breve, vai faltar só ela aprender a fazer café melhor que o seu.

No nosso D-IArio

No resumo de IA de hoje:

  • 🤖 ChatGPT vai pra faculdade!

  • 🧪 Remédio novo? Só se for com IA!

  • 🖨️ Imprimindo rins?

    Tempo de leitura: 8 minutos

🤖 ChatGPT vai pra faculdade!

💊 Uma breve pílula: 

A Arizona State University (ASU) abriu as portas para o ChatGPT, que agora faz parte de mais de 200 projetos na universidade. Será que a IA vai se formar antes de todo mundo?

🌌 Explorando os horizontes:

Na tentativa de deixar a ASU mais tech do que nunca, a universidade fez uma parceria com o ChatGPT Edu, uma versão especial do assistente de IA, equipada com superpoderes de privacidade e segurança (porque, né, ninguém quer que a IA vire o fofoqueiro da turma).

E olha que não é pouca coisa! Eles lançaram um tal de ‘AI Innovation Challenge’, e o pessoal da faculdade foi à loucura com ideias pra usar o ChatGPT em tudo quanto é canto. Deu tão certo que agora a universidade tem projetos como um assistente de escrita acadêmica e um chatbot chamado ‘Sam’, que serve pra estudantes de medicina praticarem interações com pacientes. Se essa moda pega, daqui a pouco vai ter AI até corrigindo prova!

Outras universidades, como Oxford e Wharton, já estão com inveja boa e querem copiar a ideia. A ASU, que já estava na vanguarda, agora está ainda mais à frente, enquanto outras instituições tentam barrar a IA da sala de aula. Vai segurando, que o futuro já chegou por lá!

“Quem diria que um dia os alunos teriam mais medo do ChatGPT "fiscalizando" o trabalho deles do que dos próprios professores, hein?”

🔍 Explorando os impactos: ASU está preparando os alunos pro mundo dominado por IA, enquanto outros ainda discutem se vão aceitar essa "nova colega". Imaginem só, na próxima reunião de pais, o ChatGPT representando a turma!⚡️ Grok-2: Agora em Dobro!

🧪 Remédio novo? Só se for com IA!

💊 Uma breve pílula:

Cientistas da China e dos EUA criaram o ActFound, um novo modelo de IA que dá um show em prever a bioatividade de medicamentos. Será que os farmacêuticos vão ter que arrumar emprego novo?

🌌 Explorando os horizontes:

Tá achando que a IA só serve pra responder perguntas estranhas ou escrever redações? Pois bem, ela está prestes a mudar o jogo na descoberta de novos medicamentos. Conheça o ActFound, um modelo de IA desenvolvido por cientistas dos EUA e China que promete revolucionar o mundo da farmacêutica.

Esse modelo combina meta-learning (aprendizado sobre aprender) e pairwise learning (aprendizado em pares, tipo quando você copia a tarefa do colega, mas com classe), para superar os desafios típicos na descoberta de medicamentos usando IA, como lidar com bancos de dados minúsculos e medições inconsistentes.

Treinaram o ActFound com mais de 35 mil ensaios (tipo uma mega-análise química) e 1,6 milhão de bioatividades medidas experimentalmente de um banco de dados químico famosão. E o resultado? O ActFound deixou outros nove modelos concorrentes comendo poeira, especialmente na previsão da bioatividade de medicamentos contra o câncer.

Se a IA continuar assim, logo logo teremos novos remédios tão rápidos que o único problema vai ser lembrar de tomar.

🔍 Explorando os impactos: 

O ActFound pode acelerar o desenvolvimento de medicamentos, reduzir custos e ainda deixar os laboratórios farmacêuticos em polvorosa. Quem sabe, no futuro, uma IA não acaba ganhando o Nobel da Medicina?

🖨️ Imprimindo rins?

💊 Uma breve pílula: 

Pesquisadores da Washington State University desenvolveram uma IA que turbina a impressão 3D de órgãos humanos realistas. Médicos em formação já podem respirar aliviados… ou seria impresso?

🌌 Explorando os horizontes:

Segura essa: uma equipe de cientistas da Washington State University criou um método de IA chamado Bayesian Optimization (nome chique pra algo que vai deixar sua impressora 3D no chinelo) que está revolucionando a criação de órgãos humanos falsos, mas que parecem a coisa real. A técnica da IA equilibra precisão geométrica, densidade, e tempo de impressão, resultando em modelos de órgãos que são praticamente indistinguíveis dos verdadeiros.

Nos testes, a IA imprimiu 60 versões diferentes de rins e próstata, cada uma melhor que a outra, como um artista obsessivo aprimorando sua obra-prima. Essa abordagem corta drasticamente o tempo e os materiais necessários para encontrar as configurações ideais de impressão para objetos complexos. Ou seja, dá pra imaginar que os futuros médicos vão ter umas aulas práticas bem mais realistas… sem o risco de deixar o paciente nervoso!

E não para por aí: essa tecnologia não se limita à medicina. Imagina só poder aplicar isso na produção de smartphones, peças de carros e até componentes de aviões. A revolução da impressão 3D está em marcha, e a IA está liderando o pelotão!

Se a IA já está imprimindo órgãos, o que vem depois? Impressoras 3D de pizza? (Sonho de todo estudante universitário...)

🔍 Explorando os impactos:

A IA que imprime órgãos realistas pode transformar a medicina e a educação médica, reduzindo custos e salvando vidas. E se isso não for suficiente, pode também baratear a produção de smartphones. Quem sabe, um dia você possa imprimir seu próprio iPhone em casa?

🤖🎨NOVAS FERRAMENTAS & CURIOSIDADES

  • 🎥 Haiper Keyframe Conditioning - Crie transições suaves de vídeo com o primeiro, o meio e o último quadro

  • 💻 Cursor - IDE com IA para programação em par de forma eficiente

  • 🤖 Seven24 - Captura feedback de áudio do cliente e o transforma em tarefas acionáveis

  • 💬 AIMLAPI - Acesse vários modelos de IA com uma única API de IA