- Cooper's Newsletter
- Posts
- 💊 Elon vs. Apple: A Guerra das Maçãs
💊 Elon vs. Apple: A Guerra das Maçãs
Olá, exploradores da IA
desde a Siri querendo roubar seu emprego até Elon Musk declarando guerra às maçãs. Conheça a IA que fala "cachorrês" e o uso de drones para salvar plantas mais velhas que seus bisavós.🍏🐶
No nosso D-IArio de hoje
No resumo de IA de hoje:
🍏 Apple Intelligence estreia na WWDC
❌ Musk ameaça banir dispositivos Apple
🐶 Pesquisadores ensinam IA a falar "cachorrês"
🌿 IA Busca Salvar Planta Pré-Histórica
Tempo de leitura: 5 minutos.
🍏 Apple Intelligence estreia na WWDC
💊 Uma breve pílula:
Apple lança sua nova estratégia de 'Apple Intelligence' na WWDC, em parceria com a OpenAI, trazendo novas integrações e recursos de IA para iOS 18, iPadOS e macOS 15.
🌌 Explorando os horizontes:
Apple acaba de abrir o tão esperado evento WWDC com a revelação de sua nova estratégia de 'Apple Intelligence'. Em parceria com a OpenAI, a gigante da tecnologia apresentou uma série de novas integrações e recursos de IA que chegarão ao iOS 18, iPadOS e macOS 15.
Entre as novidades, destacam-se as melhorias no Siri, que agora conversará de forma mais natural, lembrará do contexto e realizará tarefas mais complexas. O Siri também ganhou a habilidade de 'consciência na tela', podendo utilizar informações no dispositivo para personalizar ainda mais as solicitações dos usuários.
Novos Recursos de IA:
Ferramentas de escrita automática em aplicativos como Mail, Mensagens e Notas.
Organização inteligente de e-mails e novas capacidades de transcrição de áudio.
'Genmojis' personalizados e um novo recurso 'Image Playground' para geração de imagens a partir de prompts.
Pesquisa conversacional em Fotos e criação de 'histórias' com fotos.
Privacidade:
Processamento de dados no dispositivo e uso do Private Cloud Compute (PCC) para tarefas mais complexas.
Novas funcionalidades de IA serão opt-in, garantindo que os usuários não sejam forçados a adotá-las.
Integração com a OpenAI:
Parceria permitirá que o Siri utilize o ChatGPT/GPT-4o para perguntas mais complexas.
Ferramentas adicionais do ChatGPT, como geração de imagens e compreensão de documentos, integradas ao novo sistema operacional.
🔍 Explorando os impactos:
Embora não tenha havido grandes surpresas no primeiro dia, um Siri mais capaz e integrado ao ChatGPT promete tornar o assistente de voz realmente útil, iniciando a era dos agentes de IA nos dispositivos.
❌ Musk ameaça banir dispositivos Apple
💊 Uma breve pílula:
Elon Musk ameaçou banir o uso de dispositivos Apple em suas empresas após o anúncio da parceria da Apple com a OpenAI, alegando que a integração do ChatGPT representa uma "violação inaceitável de segurança".
🌌 Explorando os horizontes:
Elon Musk não está nada feliz com a parceria entre Apple e OpenAI. Em uma série de tweets, ele chamou a integração do ChatGPT de “spyware assustador” e expressou preocupações sobre a proteção de dados. Musk afirmou que os visitantes de suas empresas terão que deixar os dispositivos Apple na entrada, em uma “gaiola de Faraday”.
Ele também respondeu a um pedido por um ‘Grok phone’, dizendo que pode ser necessário criá-lo se a Apple continuar com a integração do OpenAI. Para quem é novo na IA, Musk é um dos co-fundadores da OpenAI e tem uma história contenciosa com a organização, incluindo um processo e a criação da rival xAI.
🔍 Explorando os impactos:
Apesar do entusiasmo geral com a parceria Apple-OpenAI, Elon não está bebendo dessa água. Suas preocupações com privacidade podem ser válidas, mas é difícil separar isso de sua vendetta pessoal contra sua antiga empresa. E, vamos ser honestos, a ideia de um Grok phone é bastante divertida.
🐶 Pesquisadores ensinam IA a falar "cachorrês"
💊 Uma breve pílula:
Um novo estudo da Universidade de Michigan usou modelos de IA treinados em fala humana para decodificar latidos de cães, identificando raça, idade, gênero e estado emocional com 70% de precisão.
🌌 Explorando os horizontes:
Imagine poder entender o que seu cachorro está tentando dizer! Pesquisadores da Universidade de Michigan coletaram vocalizações de 74 cães de diferentes raças e idades. Esses sons foram inseridos em um modelo de IA originalmente projetado para analisar vozes humanas, ajustado para decodificar latidos caninos.
Com uma precisão de 70%, a IA conseguiu identificar cães individuais pelos latidos, distinguir raças e gêneros, e associar latidos a contextos emocionais como brincadeira e agressividade.
🔍 Explorando os impactos:
A IA está não apenas conectando pessoas ao redor do mundo, mas também potencialmente entre espécies. Comunicar-se com outros animais inteligentes (ou pelo menos entendê-los melhor) parece ser uma habilidade que será resolvida em breve.
🌿 IA Busca Salvar Planta Pré-Histórica
💊 Uma breve pílula:
Um novo estudo da Universidade de Southampton está utilizando drones e IA para localizar exemplares femininos da E. woodii, uma planta mais antiga que os dinossauros, para evitar sua extinção.
🌌 Explorando os horizontes:
"Solitária" é pouco. A E. woodii, uma planta mais antiga que os dinossauros, corre o risco de extinção porque não existem exemplares femininos conhecidos. Esta planta raríssima foi vista pela última vez em 1895 em uma floresta sul-africana. Pesquisadores conseguiram propagar clones masculinos em cativeiro, mas a repopulação natural tem sido impossível.
Laura Cinti, pesquisadora da Universidade de Southampton, está usando um drone para tirar milhares de fotos aéreas da floresta de Ngoye. A IA treinada por ela analisa essas imagens para identificar plantas que os humanos não conseguem detectar. Ainda não apareceram fêmeas, mas o drone escaneou apenas 2% do habitat possível até agora.
🔍 Explorando os impactos:
A E. woodii faz parte de um grupo de plantas chamado cicadáceas, que existem há cerca de 300 milhões de anos. Mesmo tendo sobrevivido a várias extinções em massa, a intervenção humana está levando-as à beira da extinção. A ferramenta de IA de Cinti pode eventualmente revelar um parceiro adequado escondido em algum lugar na floresta densa.