💊 Mapeamento cerebral com IA

para decodificar Alzheimer e autismo

Olá, exploradores da IA

As últimas inovações que estão transformando o mundo da tecnologia e da ciência, desde chips de IA revolucionários até biocomputadores com células cerebrais humanas

No nosso D-IArio de hoje

No resumo de IA de hoje:

  • 🚀 Nvidia revela chips de IA de próxima geração

  • 📄 Perplexity Pages revoluciona a criação de conteúdo

  • 🧠 Biocomputadores usando células cerebrais humanas

  • 🔬 Pesquisadores tentam mapear cérebro com IA


    Tempo de leitura: 8 minutos.

🚀 Nvidia revela chips de IA de próxima geração

💊 Uma breve pílula:

Nvidia revela novos chips de IA que prometem transformar o mundo, com direito a assistente de jogos e avatares digitais.

🌌 Explorando os horizontes: 

No Computex, Jensen Huang, CEO da Nvidia, apresentou uma série de anúncios bombásticos. Entre eles, os chips de IA de próxima geração chamados ‘Rubin’ que chegam em 2026, seguidos pelo ‘Rubin Ultra’ em 2027.

Huang não economizou nas palavras e chamou isso de "nova revolução industrial". E não parou por aí! O Project G-Assist, um assistente de jogos de IA, promete dar dicas personalizadas e ajuda contextual nos jogos de PC.

Ah, e para quem sempre sonhou em ter um avatar digital para atendimento ao cliente ou saúde, a Nvidia apresentou o ACE, um conjunto de serviços de IA para criar avatares realistas.

🔍 Explorando os impactos: 

Com essas novidades, a Nvidia continua liderando a revolução da IA, expandindo sua influência além dos data centers e invadindo o dia a dia dos gamers e profissionais. Prepare-se para um mundo onde até os avatares digitais podem roubar seu emprego!

📄 Perplexity Pages revoluciona a criação de conteúdo

💊 Uma breve pílula: 

A Perplexity lança o Pages, uma ferramenta que permite criar artigos, guias e relatórios gerados por IA de forma personalizada e visualmente atraente.

🌌 Explorando os horizontes: 

A startup Perplexity não está para brincadeira. Com o novo recurso Pages, usuários podem criar artigos e relatórios com a ajuda da IA de maneira super fácil. A ferramenta busca informações, gera um relatório estruturado com citações e permite ajustar o estilo de escrita para diferentes públicos - desde iniciantes até especialistas.

E tem mais: você pode mexer na estrutura, adicionar ou remover seções, e até personalizar as imagens que a IA já inclui automaticamente. E como se não bastasse, essas páginas são publicáveis e amigáveis para SEO, sendo rapidamente indexadas por buscadores como o Google.

🔍 Explorando os impactos: 

Perplexity Pages promete revolucionar a criação de conteúdo, mas resta saber se vai melhorar a qualidade ou apenas aumentar a quantidade de conteúdo otimizado por SEO que já nos deixa com dor de cabeça. Vai vendo.

🧠 Biocomputadores usando células cerebrais humanas

💊 Uma breve pílula:

Startup suíça FinalSpark lança Neuroplatform, um sistema de biocomputação que utiliza células cerebrais humanas vivas, prometendo um consumo de energia um milhão de vezes menor que chips digitais.

🌌 Explorando os horizontes:

Imagine um computador que usa cérebros humanos de verdade. Não, você não está assistindo a um episódio de Black Mirror. A FinalSpark lançou a Neuroplatform, a primeira plataforma online do mundo que permite aos cientistas usar organoides cerebrais humanos como mini bioprocessadores. Essa maravilha combina componentes tradicionais de computador com células cerebrais vivas, recompensando os organoides com dopamina para treiná-los.

E a cereja do bolo? Esses bioprocessadores consomem um milhão de vezes menos energia que os processadores digitais tradicionais.

🔍 Explorando os impactos:

Com promessas de eficiência energética absurda, a Neuroplatform pode ser um marco na biocomputação. Porém, não espere ver esses biocomputadores treinando modelos de IA gigantes tão cedo. É mais provável que você veja um organoide ganhando um prêmio de funcionário do mês primeiro.


🔍 Explorando os impactos: 

A adoção de ferramentas de IA pode aumentar a eficiência nas redações, mas não sem enfrentar grandes desafios. Afinal, quem disse que casar humanos e robôs seria fácil?

🔬 Pesquisadores tentam mapear cérebro com IA

💊 Uma breve pílula: 

Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida usam IA para mapear o cérebro e decodificar condições como Alzheimer e autismo, focando nos centros auditivos do cérebro.

🌌 Explorando os horizontes: 

Com cerca de 100 bilhões de neurônios, entender como o cérebro funciona é como tentar enxergar a Via Láctea sem telescópio. Mas pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida estão usando IA para dar um zoom detalhado. Eles acreditam que condições como autismo e Alzheimer podem estar relacionadas à forma como o cérebro processa sons. Usando ratos como cobaias, os cientistas investigam o calix de Held, a maior sinapse do cérebro, rastreando a comunicação entre as células nervosas. Alimentando esses dados em um modelo de IA, eles constroem um mapa digital e exploram uma representação 3D em realidade virtual.

É como consertar uma rota de Nova York a Chicago que desviou por Cleveland, segundo o professor George Spirou.

🔍 Explorando os impactos: 

Compreender o desenvolvimento do cérebro pode abrir novas portas para tratamentos de desordens neurológicas e lesões cerebrais. Quem sabe, no futuro, consertar o cérebro será tão fácil quanto usar um GPS para corrigir a rota errada.

NOVAS FERRAMENTAS & CURIOSIDADES