💊 Microsoft Desativa GPT Builder

Mudança de Prioridade?

Olá, exploradores da IA

desde a Siri querendo roubar seu emprego até Elon Musk declarando guerra às maçãs. Conheça a IA que fala "cachorrês" e o uso de drones para salvar plantas mais velhas que seus bisavós.🍏🐶

No nosso D-IArio de hoje

No resumo de IA de hoje:

  • 👨🏻‍⚖️ Musk desiste do processo contra OpenAI

  • 👀 Microsoft desativa construtor de GPTs no Copilot

  • 🚕 Robôs autônomos assumem o volante

  • 🧠 IA ajudou a restaurar habilidades bilíngues de um paciente

    Tempo de leitura: 5 minutos.

👨🏻‍⚖️ Musk desiste do processo contra OpenAI

💊 Uma breve pílula: 

Elon Musk retirou oficialmente seu processo contra a OpenAI um dia antes de uma audiência crucial, após acusar a OpenAI de abandonar sua missão de "desenvolver IA para o benefício da humanidade".

🌌 Explorando os horizontes:

Elon Musk co-fundou a OpenAI junto com Sam Altman e Greg Brockman em 2015, com a missão de manter o desenvolvimento de IA aberto e sem fins lucrativos. Musk afirmou que, desde sua saída do conselho em 2017, a OpenAI mudou seu foco para lucros, especialmente através da parceria com a Microsoft.

A OpenAI negou as alegações de Musk e divulgou uma série de e-mails dos tempos de Musk na empresa que parecem contradizer seus argumentos. A retirada do processo também ocorreu um dia após Musk criticar publicamente o novo acordo da OpenAI com a Apple, ameaçando banir os dispositivos Apple de suas empresas.

🔍 Explorando os impactos:

O momento da retirada do processo é particularmente interessante, dado a reação pública de Musk à integração da OpenAI no sistema operacional da Apple. Embora este capítulo pareça ter chegado ao fim na saga Musk vs. OpenAI, ainda parece ser uma disputa longe de ser resolvida.

👀 Microsoft desativa construtor de GPTs no Copilot

💊 Uma breve pílula: 

Microsoft anunciou que está 'aposentando' a capacidade de criar GPTs personalizados em sua assinatura Copilot Pro, citando um foco em aplicações empresariais e comerciais.

🌌 Explorando os horizontes:

A funcionalidade está sendo encerrada apenas meses após sua introdução na assinatura Copilot Pro de $20/mês. O construtor de GPTs no Copilot permitia que os usuários criassem instâncias personalizadas do chatbot de maneira idêntica ao ChatGPT GPT Store da OpenAI. Os GPTs e os dados coletados serão excluídos em 10 de julho, embora o construtor ainda esteja disponível para clientes comerciais e empresariais.

🔍 Explorando os impactos:

Encerrar o construtor de GPTs do Copilot apenas três meses após o lançamento parece uma jogada estranha, especialmente considerando o distanciamento aparente da OpenAI com a Microsoft. Mas com a funcionalidade ainda disponível para empresas, pode ser apenas uma mudança de prioridade.

🚕 Robôs autônomos assumem o volante

💊 Uma breve pílula: 

Pesquisadores da Universidade de Tóquio exploram uma nova abordagem para direção autônoma — usando robôs que imitam a estrutura, flexibilidade e sentidos humanos para controlar veículos.

🌌 Explorando os horizontes:

O robô Musashi foi projetado para simular os movimentos humanos, com músculos artificiais e a capacidade de se ajustar ao assento do carro e segurar o volante. Equipado com câmeras, microfones e sensores de toque, Musashi possui sentidos semelhantes aos humanos.

O software de controle do robô permite que ele aprenda com a experiência, reaja a mudanças e reconheça condições como semáforos e perigos na estrada. Em testes, Musashi foi capaz de operar o volante, acelerador e freios, adaptando os movimentos com base nos sensores de feedback.

🔍 Explorando os impactos:

Embora as empresas já tenham feito grandes avanços na direção autônoma, a ideia de um robô ao volante é única. Com capacidades físicas semelhantes às humanas, esses robôs poderiam ser uma alternativa à direção autônoma — e talvez oferecer mais tranquilidade do que um assento vazio.

🧠 IA ajudou a restaurar habilidades bilíngues de um paciente

💊 Uma breve pílula: 

Cientistas criaram o primeiro implante cerebral bilíngue, ajudando um paciente a falar inglês e espanhol após um derrame. Porque, né, se comunicar em apenas uma língua é coisa do passado.

🌌 Explorando os horizontes:

Pesquisadores da Universidade da Califórnia instalaram um chip no cérebro de Pancho, que ficou paralisado após um derrame.

O chip decodificou seus pensamentos e o ajudou a falar – em inglês. Mas, já que o espanhol é a língua nativa de Pancho, a IA teve que aprender a ser bilíngue também.

Agora, Pancho pode falar nas duas línguas, porque ser monolíngue é tão século passado.

🔍 Explorando os impactos:

A mesma parte do cérebro que aprende inglês também aprende espanhol. Quem diria? Os cientistas agora querem usar "neuropróteses" para ajudar mais pacientes a recuperar suas habilidades de comunicação. Afinal, todos merecem ser poliglotas, certo?

NOVAS FERRAMENTAS & CURIOSIDADES

  • 🧠📊 Rows - Planilhas impulsionadas por IA conectadas aos dados do seu negócio

  • ⚒️ Talnyx Flow - Implante fluxos de trabalho assistidos por IA com baixo código

  • 🧑‍💼 Ren - Coach de liderança com IA para desenvolvimento escalável

  • 🏥 Crosby Health - Simplifique apelações clínicas para provedores de saúde