- Cooper's Newsletter
- Posts
- 💊 OpenAI Revela Projeto Secreto !
💊 OpenAI Revela Projeto Secreto !
Olá, exploradores da IA
OpenAI desenvolve o modelo secreto 'Strawberry', novos modelos surgem na Arena LMSYS e o 'AI washing' cresce, com empresas exagerando no uso de IA. Cuidado com falsas promessas tecnológicas!
No nosso D-IArio
No resumo de IA de hoje:
🍓OpenAI Revela Projeto Secreto 'Strawberry'
🔎 Modelos de IA Misteriosos Aparecem na Arena LMSYS
🧬 Ex-desenvolvedores da Meta criam IA para novas proteínas
Tempo de leitura: 7 minutos.
🍓OpenAI Revela Projeto Secreto 'Strawberry'
💊 Uma breve pílula:
OpenAI está desenvolvendo o projeto secreto "Strawberry", que promete melhorar drasticamente as capacidades de raciocínio da IA e permitir pesquisas autônomas na internet.
🌌 Explorando os horizontes:
O "Strawberry" é a evolução do misterioso projeto Q* da OpenAI, que já havia causado burburinho e até contribuiu para a demissão temporária de Sam Altman em 2023.
Agora, o novo modelo se propõe a navegar pela internet de forma autônoma para realizar pesquisas profundas.
Embora os detalhes exatos permaneçam em sigilo, o "Strawberry" está sendo desenvolvido com a promessa de elevar a capacidade de raciocínio das IAs a um novo patamar.
A OpenAI mantém a data de lançamento em segredo, mas a comunidade de tecnologia está em polvorosa, especulando sobre as possíveis aplicações e impactos dessa nova tecnologia. Link da notícia.
🔍 Explorando os impactos:
A introdução do "Strawberry" pode revolucionar a forma como utilizamos a internet para pesquisa e aprendizado, mas também levanta preocupações sobre privacidade e ética.
Prepare-se para um futuro onde até seu cachorro pode ter seu próprio assistente de pesquisa AI.
🔎 Modelos de IA Misteriosos Aparecem na Arena LMSYS
💊 Uma breve pílula:
Três novos modelos misteriosos apareceram na Arena Chatbot do LMSYS — ‘upcoming-gpt-mini’, ‘column-u’ e ‘column-r’ estão disponíveis para testes aleatórios contra outros modelos de linguagem.
🌌 Explorando os horizontes:
Os novos modelos estão disponíveis na seção de 'batalha' da Arena Chatbot do LMSYS, que coloca modelos anônimos uns contra os outros para avaliar os resultados via votação dos usuários.
O modelo ‘upcoming-gpt-mini’ se identifica como ChatGPT e lista seu criador como OpenAI, enquanto column-u e column-r se recusam a revelar quaisquer detalhes de identificação.
A OpenAI já testou modelos não lançados no LMSYS antes, com ‘im-a-good-gp2-chatbot’ e ‘im-also-a-good-gpt2-chatbot’ aparecendo antes do lançamento do GPT-4o. Link da notícia.
🔍 Explorando os impactos:
Será que a OpenAI está preparando um modelo pequeno, potencialmente para dispositivos? A última vez que vimos LLMs misteriosos na arena foi antes do lançamento do GPT-4o
e se os nomes forem uma indicação, podemos ter um novo mini-GPT em breve. Prepare-se para o próximo round da batalha das IAs!
🔍 Cuidado com o 'AI Washing'
💊 Uma breve pílula:
Empresas estão exagerando no uso do termo "IA" para ganhar clout, mesmo que seus produtos tenham pouca ou nenhuma tecnologia de IA real — uma prática conhecida como "AI washing".
🌌 Explorando os horizontes:
Se você já disse que é parente de uma celebridade famosa, mas na verdade é apenas um primo de sétimo grau... bem, você não está exatamente mentindo, mas está sendo bastante enganador. Agora, reguladores acusam empresas de tentarem algo semelhante com a IA. Eles dizem que grandes empresas de tecnologia e startups estão jogando a “carta da IA” para ganhar destaque, mesmo que seus produtos contenham apenas uma fração mínima de tecnologia generativa — ou nenhuma. Em outros casos, empresas podem adicionar uma ferramenta de IA já existente ao seu produto apenas para poder usar o rótulo de IA. Essas práticas controversas são conhecidas como “AI washing”.
Um rótulo nebuloso:
Parte do problema é que ninguém concorda com uma definição única para IA. Máquinas que usam algoritmos para detectar padrões estatísticos existem desde pelo menos os anos 1950. Cientistas da computação podem argumentar que esses precursores simples são IA, tecnicamente. Mas eles pouco se parecem com modelos como o GPT da OpenAI que podem realizar tarefas abertas e gerar novos conteúdos do zero.
Qual é o problema?
Empresas podem pagar caro por uma ferramenta que acreditam ter capacidades de IA de última geração. Se o produto não entregar o esperado, os clientes podem perder receita — ou pior, podem obter dados imprecisos ou incompletos, levando a decisões equivocadas. Além disso, os investidores podem perder a confiança na indústria de IA, significando que empresas que realmente utilizam IA de forma eficaz podem perder apoio também.
Quão grande é o problema? O fundo de investimento europeu OpenOcean estima que, até o final do ano, um terço das novas startups mencionará tecnologia de IA em seus pitches. Embora a maioria dos usos seja legítima, vários casos de destaque mostram que o “AI washing” é um problema crescente. Por exemplo, a Amazon foi acusada no início deste ano de contratar trabalhadores indianos para operar as câmeras “IA” em suas lojas de alimentos.
O que estamos fazendo a respeito?
Por sua vez, a SEC está intensificando suas ações de fiscalização. Recentemente, acusou dois consultores de investimento de exagerar no uso de IA em seus materiais de marketing.
NOVAS FERRAMENTAS & CURIOSIDADES
💃 MOVE AI Move Live - Captura de movimento em tempo real com IA para experiências 3D
🔍 Telescope - Geração de leads impulsionada por IA para listas B2B direcionadas
🤖 Threado AI - Suporte automatizado com IA para equipes de atendimento ao cliente
💸 Centra - Folha de pagamento e benefícios simplificados para startups